• Home
  • Posts RSS
  • Comments RSS
  • Edit
  • Um pouco de utopia...

    sexta-feira, 5 de junho de 2009

    Hoje sinto-me...sonhadora...optimista talvez até...
    Apetece-me entrar no meu mundo e imaginar aquilo que me agrada...coisas que quereria fazer...
    Pela manhã reflecti...reflecti sobre a condição dos meus idosos...dos idosos em geral...
    E pensei...como eu gostaria de não precisar de trabalhar onde estou...poder simplesmente dedicar-lhes tempo sem ser de facto funcionária...
    Poder estar lá, sentar-me e conversar com eles...tomar o tempo de conseguir um sorriso daqueles que mais dificuldade têm em mostrá-lo...
    É tão bom conseguir um sorriso do meu querido Zé...que passa o seu dia sentado na cadeira, sem falar - por não conseguir -, sem sorrir - por não ter espírito nem vontade para tal talvez...chegar perto dele e perguntar-lhe: "Qual é o meu nome Zé?", e vê-lo tentar lembrar-se... Mas basta dizer-lhe... "Do...", e fica logo com um sorriso na cara ao tentar dizer "Dooola..."...

    É tão bom poder pegar na minha Elvirita e levá-la a caminhar um pouco...ver os progressos que ela tem feito estes últimos tempos...passar de conseguir segurar-se sozinha em pé a conseguir caminhar um pouco e agora mais ainda...

    Seria tão bom poder passar tempo a conversar com a minha querida "Milagres"...conversar sobre os netinhos dela...levantá-la vinte vezes do chão se fosse necessário...ou melhor, não chegar a deixá-la chegar ao chão sequer...por ter tempo de estar ali com ela e dar-lhe a atenção que ela tanto precisa e pede...

    Os meus idosos..os idosos em geral...são chatinhos..é verdade...mas muitas vezes esquecemo-nos que o que eles querem é somente um pouco de atenção..ou talvez até muita...por isso fazem as coisas que fazem, por isso dizem as coisas que dizem...

    Quereria ter tempo para isso tudo..para estar com eles, ouvi-los, ajudá-los, conversar com eles...não ter de fugir aos seus "apelos"...não ter de os obrigar a fazer tudo depressa por eu própria, por nós próprias não termos tempo para esperar que façam as coisas ao seu ritmo...

    Quereria tanto...

    Gosto daquilo que faço...gosto imenso...custa-me no entanto muito não poder dedicar-me só e unicamente a eles e às suas necessidades...
    É uma visão muito utópica, tenho noção...mas por vezes sabe bem imaginar que se poderia fazer isso tudo...

    Ainda assim...gosto...


    0 comentários:

    Blogs que eu sigo