• Home
  • Posts RSS
  • Comments RSS
  • Edit
  • Lágrimas

    terça-feira, 28 de junho de 2011
    "Agora já não tenho mais lágrimas. Já não choro por ninguém...", disse ela, acabando de contar a história que visivelmente lhe despertava ainda uma certa vontade de chorar apesar das suas últimas palavras.

    Não é raro ouvir-se pessoas dizerem isso, que não têm mais lágrimas para deitar, que não chorarão por mais ninguém. E eu, feliz ou infelizmente, (ainda?) nunca cheguei a esse ponto. E pergunto-me...será o nível da dor sentida na altura da infelicidade que leva essas pessoas a proferirem essas palavras, ou será o acharem que já choraram por demasiadas pessoas e que, de alguma forma, esgotaram as lágrimas? Como se todo o ser humano tivesse uma quota específica de lágrimas para deitar e bem chegando ao fim dessas lágrimas só permanece a dor mas então sem dor, ou talvez um choro seco.

    Oiço essas palavras e penso...imagino...um coração já ressequido, não morto, pois o coração não deixa de sentir, mas simplesmente ressequido, esgotado. Imagino um coração amachucado como uma bola de papel, e com um escudo à volta, porque uma pessoa que não chora mais tem de ter um escudo a proteger o coração para que ele não possa voltar a sentir-se como se sentiu no passado. Ou assim o imagino.

    Entristece-me sempre que oiço alguém dizer isso...é como se de alguma forma desistissem de Viver, de gostar...porque quer as histórias de amor tenham um final feliz ou não, o amor faz-nos sempre chorar a determinada(s) altura(s). Entristece-me imaginar que um coração se feche assim, que esteja magoado, ressequido, ressentido, ao ponto de não querer deixar entrar mais ninguém.

    Ela não me pareceu triste com essa afirmação, pareceu antes decidida e contente. Mas será esse contentamento a simples manifestação do coração ressequido ou será uma máscara criada pelo hábito?

    "Foram anos muito bons. Fui muito feliz sim senhora. Mas ele estragou a nossa vida...porquê? Mas agora já não tenho lágrimas. Agora não choro por ninguém."

    0 comentários:

    Blogs que eu sigo